Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Setembro 20, 2013

O que é a placa bacteriana?

Higienistas orais O sucesso a longo prazo do implante dentário está directamente relacionado com a boa higiene oral. O controlo da placa bacteriana e higiene são muito importantes.
A placa bacteriana é uma substância formada da saliva onde vivem bactérias que estão na boca de cada pessoa.

A função dos higienistas orais é precisamente a educação e motivação de um candidato a implantes com placa bacteriana. A função do higienista é explicar e ensinar as medidas de prevenção.
Após a cirurgia os pacientes são aconselhados a realizar bochechos com duas a três vezes por dia com clorehexidina. As propriedades de esta substância associadas às propriedades antibacterianas possibilitam um correcto controlo da placa. O higienista oral aconselha também os escovilhões adequados de forma a tornar eficaz o controlo de placa inter-proximal.

A acumulação de placa bacteriana favorece o desenvolvimento de alterações inflamatórias nos tecidos moles. Se não for tratada poderá levar à destruição dos teci…

Manutenção

Visitar o dentista é determinante para o sucesso a longo prazo da implantologia. Tanto o médico  como o paciente devem manter a preocupação de vigiar a saúde dos tecidos perimplantares (osso e mucosa) evitando assim complicações futuras ou fracassos secundários.
Higiene bucal 
É muito importante e indispensável a colaboração do paciente. O médico deverá ensinar a cada paciente a utilização correcta dos instrumentos de escovagem. O objectivo é que a eliminação diária da placa bacteriana seja eficaz.
Pós-cirúrgica
Após a cirurgia e até retirar os pontos o paciente deve fazer bochechos. A gengiva , pilares implantares e mucosa devem ser escovadas com uma escova macia e algumas semanas depois retomar a escovação normal.

A  longo prazo
A prótese e a área de junção devem ser mantidas limpas com o auxilio de escova manual ou eléctrica. As pastas dentífricas devem ser pouco abrasivas e sem fluoretos ácidos. O fio dental deve ser trançado, reforçado, fino ou espesso.
O controlo regulare no dent…